Aliados de Michel Temer elaboraram um dossiê jurídico que aponta caminhos para pedir a anulação da delação dos irmãos Batista. O documento tem itens que poderiam dar base formal a diversos questionamentos sobre o acordo firmado com o MPF. A minuta tem um capítulo onde recomenda, por exemplo, que o governo peça no Supremo a anulação da colaboração da JBS, tendo como base que ela “abusou da boa fé dos brasileiros e garantiu a impunidade aos delatores”.
O documento de 30 páginas também questiona a competência do ministro Edson Fachin para homologar a delação da JBS, tema que será julgado pelo STF na quarta-feira (21), e sugere que o MPF “seja intimado” a explicar à sociedade por que deixou de denunciar os irmãos Batista.
O Ministros do Supremo têm reclamado, reservadamente, do que chamam de açodamento da Procuradoria-Geral da República na formulação de denúncias contra políticos.
"Os magistrados dizem que, muitas vezes, a Justiça rejeita denúncias que não vêm acompanhadas de provas suficientes. Esse cenário, dizem, empurra para o Judiciário a imagem de ineficaz".
Esses mesmos ministros afirmam que o acordo da JBS deveria ter sido avaliado pelo plenário do STF.
FONTE:COLABORADORES