O DIA DO RÁDIO
25/09/2018 21:45 em TECNOLOGIA

Hoje, 25 de setembro, é o Dia do Rádio. A data foi escolhida em comemoração ao aniversário de Roquete Pinto, considerado "Pai do Rádio Brasileiro", este que inaugurou em 1923 a primeira rádio do Brasil. E em 2018 o veículo tem redescoberto a sua força, em relação à audiência e também ao papel da plataforma como ferramenta de publicidade e fonte de credibilidade para notícias. Ontem (24), o Kantar Ibope Media divulgou uma edição atualizada do Book de Rádio, apontando que 86% da população em 13 regiões metropolitanas brasileiras ouvem rádio regularmente.

Uma série de levantamentos tem destacado esse momento positivo do meio rádio, veiculo que também passa por uma "reinvenção" através de suas atuações em diferentes plataformas. Porém algumas coisas não mudam: o rádio segue com um perfil de "companheiro da audiência", papel que também é percebido no público mais jovem: enquanto 86% das pessoas escutam rádio, a media entre os mais jovens (20 a 24 anos) é maior, atingindo a marca de 89% nessas 13 regiões metropolitanas, segundo o Kantar Ibope Media.

O Dia do Rádio

Em 1923 Roquete Pinto inaugurou oficialmente a primeira rádio do Brasil, a Sociedade do Rio de Janeiro. Antes dela a Rádio Clube do Recife já havia entrado no ar sendo a primeira rádio no ar no Brasil e que ainda está em operação. Vale lembrar que a primeira transmissão de rádio no país já havia ocorrido no dia 7 de setembro de 1922 para um discurso de Epitácio Pessoa, na época presidente do Brasil e que este ano comemorou 93 anos. Segundo fontes históricas o inventor do rádio foi Guglielmo Marconi com a criação do "telégrafo sem fio" em 1896. A invenção do italiano proporcionou o desenvolvimento do rádio que conhecemos hoje.

Porém, é de conhecimento nacional que o rádio pode ter nascido no Brasil em 1894 pelas mãos do padre e cientista gaúcho Roberto Landell de Moura com o desenvolvimento de um aparelho semelhante ao telégrafo de Marconi transmitindo e receptando sinais em São Paulo mais precisamente da Avenida Paulista até o bairro de Santana (Zona Norte da capital paulista). Informações dão conta que somente em 1900 Landell conseguiu mostrar publicamente o seu invento dando brecha para que Marconi ficasse conhecido como inventor do rádio.

 

Fonte:Tudo Rádio

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!